Perfil




TIAGO QUINGOSTA 


Tiago Quingosta, também conhecido como Le Gothique Morbidus, nascido em 11 de setembro de 1987, na cidade de Macapá – Amapá, é advogado, especialista em Direito Processual Civil, escritor e poeta inspirado pelos autores românticos, naturalistas, simbolistas e também de traços dadaístas e surrealistas.
Escreve há mais de 13 (onze) anos e possui, hodiernamente, uma vasta obra literária, mais de 1.000 (mil) poemas, sendo alguns escritos em inglês e francês. Outrossim, possui contos, fotopoemas, 1 (um) curta-metragem poético – Imersio - e outras produções.
É um dos membros fundadores da Associação Cultural Pena & Pergaminho – P&P e membro da Associação Literária do Estado do Amapá – Alieap.
O escritor e poeta foi eleito pela sociedade civil organizada (segmento da Literatura) como Conselheiro de Cultura do Estado do Amapá, para o biênio 2015/2017.
Participou ativamente da 1ª e 2ª FLAP´s – Feiras do Livro do Estado do Amapá, ministrando palestras, compartilhando saberes em mesas redondas, realizando noites de autógrafos, participando de intervenções literárias, bem como falando da poesia amapaense em escolas públicas do Estado, pelo projeto conhecido como Rufar. Já participou, igualmente, da IV FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro, Alagoas.
Já flertou com o teatro, tendo participado dos Espetáculos O Sequestro do Monteiro (como curupira) e o Auto do Menestrel (como menestrel), dirigidos por Tina Araújo e Daniel de Rocha em parceria com o Centro Cultural Franco Amapaense.
O Primeiro concurso de poesias que lembra ter participado ocorreu por volta de 2006, época em que havia ingressado no curso do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand; foi organizado pela professora Maria José; No Concurso de Poesias em Francês conquistou o 3º lugar.
Teve poesias suas selecionadas/publicadas na Antologia Poética 2012, da editora Vivara e na Antologia Brasilidades - v.5, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, bem como foi selecionado e publicado na Antologia de Microcontos de Humor realizada pelo Município de Piracicaba/SP. Igualmente, foi agraciado pelo Governo do Estado do Amapá 2 (duas) vezes com o Troféu Equinócio da Palavra, entregue, respectivamente na 49ª e 50ª Expofeira Agropecuária do Amapá.
No começo do ano de 2013, teve 5 (cinco) poesias publicadas na Agenda Arte Literária, do Grupo Poético e Teatral Abeporá das Palavras. Em março do mesmo ano ficou em 3º Lugar no III Varal Literário do Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras. Ainda, No primeiro semestre de 2013, juntamente com o poeta Rodrigo Ferreira, teve seu projeto do Livro Foz Florescente (OffFlip, Brasil, 2013) selecionado pelo concurso cultural do Edital Simãozinho Sonhador, realizado pelo Governo do Estado do Amapá, tendo lançado o livro intitulado com o nome do projeto no segundo semestre de 2013, seu primeiro livro.
No primeiro semestre de 2014 teve 5 (cinco) poemas selecionados para a VI Antologia de Poetas Lusófonos, organizada pela cidade de Leiria – Portugal.
Também, teve 2 (dois) poemas selecionados na Antologia Literacidade - Para amar em todos os tons: em rosa em roxo em rubi; 1 (um) poema no 4º Concurso Literário Pague Menos; 1 (um) poema no E-book Verão Caliente da Editora Três Macacos; poemas nos E-books Sete Estações Poéticas e O Mosaico dos Raros, ambos organizados pelo poeta amapaense Marvin Cross; foi publicado na Coletânea Poesia, organizada pelo grupo Palavra é Arte no final de 2014.
No primeiro semestre de 2015 teve seu conto “Alma equatorial” selecionado entre os vinte melhores contos que compõem a Antologia do Prêmio Rosa Negra de Literatura 2014/2015, da editora amapaense Rosa Negra, e ficou em 9º Lugar no Concurso Poético Galinha Pulando, organizado pelo ilustre poeta baiano Valdeck Almeida de Jesus; teve dois de seus microcontos selecionados para a Antologia de Microcontos Fragmentos do Medo, da Editora Três Macacos.
Ainda, no primeiro semestre de 2015 recebeu o Prêmio Poesia ao Vinho de Literatura, por melhor declamação, premiação organizada pelo projeto amapaense homônimo. No segundo semestre de 2015 ficou em 5º lugar na categoria adulto outras cidades, do III Festival de Haicai de Petrópolis.
O autor também participa da I Antologia do Consulado da Poesia: Quatro Estações, lançada no primeiro semestre de 2016.
No segundo semestre de 2016, mais uma vez, ficou entre os 100 melhores poetas contemplados na Antologia das Farmácias Pague Menos - 5º Concurso Literário Pague Menos.
Em dezembro de 2016 lançou, juntamente com os escritores Lara Utzig, Samila Lages, Rodrigo Ferreira, Genniffer Moreira e Gûlval Auridan Júnior, o livro Trilogia Poética: Os Opostos Existenciais (Chiado, Portugal, 2016)
No Primeiro semestre de 2017 lançou um curta-metragem poético chamado Imersio que produziu e dirigiu, juntamente com o Núcleo de Produção Audiovisual do Amapá.
É autor de 6 (cinco) fanzines: Le Gothique Morbidus, Haicai, Darkness then light, Alétheia, Heteronímia e Emoções de Dois Gumes.

O autor publica suas obras em meio eletrônico, a saber, no blog http://www.aguasdolethe.blogspot.com/ e no Grupo Poético do qual faz parte, Pena & Pergaminho, na rede social Facebook. Também as divulga na sua Página Águas do Lethe, do Facebook, no site Recanto das Letras (desde 2005) e nos grupos Poetas Amapaenses, Respingo, Gritos Poéticos, Castelo Literário e Arena dos Poemas (Vitrine), sendo os cinco grupos referidos da rede social Facebook.