10 setembro 2011

Dica de filme para este final de semana


La Dolce Vita (1960) – Federico Fellini (1920-1993)

O filme se passa na Roma do final dos anos 50, e narra a estória do jornalista Marcello (Marcello Mastroianni), que era escritor, mas que se tornou um jornalista barato que persegue celebridades e ricos excêntricos. Trata, sobretudo, da trivialidade e da decadência moderna.
Marcello era o único que não havia se encantado com a beleza de Sylvia (Anita Ekberg), uma superestrela americana recém-chegada a Roma, mas em questão de tempo tomba de amores pela sua estonteante beleza e extravagância, mas a estrela não parece corresponder aos seus sentimentos. Este é um dos inúmeros planos de fundo do filme.
Os Love affairs de Marcello, assassinato, suicídio, falso milagre, caça a fantasmas e uma tentativa mal sucedida de orgia, outrossim, são capítulos desta estória.
Algo incrível neste filme do Fellini é que, por mais que possua longa duração (quase 3h de filme), não é cansativo. Depois que terminei de assistir pensei: “esse filme é tão bom que poderia ter uma maior duração, não deveria ter acabado agora”. O final foi simplesmente esplêndido. Já assisti mais de uma vez. É uma verdadeira obra prima, um dos melhores filmes da história do cinema.
Utilize o áudio (original) em italiano, para não prejudicar a percepção dos atores.
Bom divertimento!

TiagoQuingosta